As consequências de um ataque cibernético em um negócio são difíceis de quantificar, como demonstrado pela represália operacional, de reputação e financeira sofrida por várias vítimas de alto nível nos últimos tempos. E como se proteger nunca é demais, escolher o melhor antivírus para empresas é fundamental.

Esses abalos nas companhias vieram antes mesmo de se considerar o efeito do GDPR.

Com novas ameaças surgindo todos os dias, vale a pena ter a melhor proteção possível nos dispositivos da sua empresa. A proteção gratuita é melhor do que nada, mas a nossa lista do melhor antivírus para empresas está aqui para ajudar.

Cada entrada nesta lista foi cuidadosamente escolhida por seus recursos de negócios, como instalação remota e gerenciamento central. O melhor software antivírus para empresas terá proteção em nível corporativo contra ameaças, mas isso não significa que eles também tenham que custar muito dinheiro.

O preço por instalação pode, às vezes, ser mais barato do que o melhor pacote antivírus recomendado. Então, o que está em oferta? Verificamos cinco dos melhores antivírus para empresas do mercado para descobrir.

A maioria oferece descontos se você comprar um pacote de dois ou três anos, então, sempre que possível, você pode optar por seus preços de pacote de 10 PCs, de dois anos, para maximizar suas economias.

Todos os preços abaixo são para um ano e cinco pontos. Você pode, naturalmente, personalizá-los no site do fornecedor.

Leia também: 4 Dicas essenciais para manter seu e-mail mais seguro.

[LISTA] Melhor antivírus para empresas

1. Avast Business Antivirus Pro

O primeiro da nossa lista de melhor antivírus para empresas é o Avast que oferece excelente proteção básica para o seu PC.

  • Plataformas: Windows
  • Funcionalidades: Antivírus, proteção de navegação, gerenciamento remoto
  • Usuário/pontos: 1–100
  • Período da licença padrão: 1 ano
  • Período de teste: 30 dias

Pró: fácil de usar.

Pró: bom preço com licenciamento flexível.

Contra: alguns recursos não disponíveis em determinadas plataformas.

O Avast Business Antivirus Pro é uma excelente suíte de antivírus para empresas, oferecendo várias ferramentas, como antivírus, firewall, proteção de e-mail, antispam e a capacidade de proteger aplicativos para uma segurança completa.

O Avast Business Antivirus Pro (em oposição ao Avast Business Antivirus padrão) também inclui a proteção do SharePoint e Exchange, além de várias ferramentas para seus servidores.

A proteção antivírus que você recebe é geralmente classificada como boa por testes independentes, com o mecanismo do Avast bloqueando 99,7%das ameaças no relatório da Realidade Mundial da AV-Comparative.

Avast Antivirus Grátis tem sido considerado um dos melhores, mas se o valor do dinheiro e a simplicidade são fatores-chave, o Avast Business Antivirus Pro pode ser uma escolha sensata.

2. Symantec Endpoint Protection 14

O segundo da lista de melhor antivírus para empresas é o Symantec Endpoint Protection 14 que oferece proteção profissional de alto nível para servidores e desktops.

  • Plataformas: Windows, Windows Server, macOS, Linux, Ambientes Virtuais
  • Características: Antivírus, proteção de navegação, firewall, controle de aplicativos, controle de dispositivos, gerenciamento remoto
  • Usuários/pontos: 1–350
  • Período da licença padrão: 1–3 anos
  • Período de teste: 60 dias

Pró: múltiplas camadas de proteção

Pró: várias opções de política de segurança

Contra: sem proteção para dispositivos móveis

Contra: não é barato

O primeiro benefício do Symantec Endpoint Protection é a tecnologia ‘Insight’ de reputação de arquivos da empresa, uma maneira eficaz de detectar e bloquear até mesmo as mais recentes ameaças não descobertas.

Outras camadas de proteção incluem antivírus, monitoramento de comportamento, proteção contra intrusos, um firewall e o “Power Eraser” para remover ameaças e reparar seu sistema.

As opções de política de segurança da Symantec são um verdadeiro destaque. Você pode definir listas negras ou brancas de aplicativos, controlar o acesso a arquivos e registros, restringir e controlar o acesso a mídias externas, monitorar sistemas e impor políticas a partir de um console central.

Embora não exista uma proteção integrada para dispositivos móveis, o pacote funciona praticamente em qualquer sistema: PCs, Macs e vários ambientes virtuais e distros do Linux.

O Symantec Endpoint Protection não é barato, mas se você precisar de seus recursos avançados e opções de controle de políticas, ainda assim será um bom negócio para nós.

3. Bitdefender GravityZone Business Security

O Bitdefender GravityZone Business Security é o terceiro na nossa lista do melhor antivírus para empresas.

  • Plataformas: Windows, macOS, Linux
  • Características: Antivírus, proteção de navegação, firewall, controle de dispositivos, controle de usuários, gerenciamento remoto
  • Usuário/pontos: 3–50
  • Período da licença padrão: 1–3 anos |
  • Período de teste: 30 dias

Pró: muitos recursos
Pró: Configurações de política granular
Contra: configuração complexa
Contra: não há suporte para dispositivos móveis

Se a proteção confiável é uma prioridade, o Bitdefender GravityZone Business Security precisa estar em sua lista de finalistas. Os produtos da Bitdefender são adorados pelos laboratórios de testes independentes, altamente classificados para detecção, remoção, desempenho e usabilidade de malware.

A maioria dos recursos funciona automaticamente — antimalware, firewall, web advisor, filtragem de URL -, mas você também pode personalizar o produto para controlar as ações do usuário.

Você pode restringir o acesso a determinados sites e aplicativos, bloquear a transmissão de informações confidenciais, implantar remotamente o produto em sistemas desprotegidos e permitir ou negar aos usuários a capacidade de modificar suas configurações de segurança.

Tudo isso é gerenciado a partir de um console central onde você pode controlar e monitorar usuários remotos, criar e aplicar políticas de segurança personalizadas por usuário, local (o produto se adapta quando os usuários estão fora da empresa) e muito mais.

4. Avira Antivirus for Endpoint

Antivírus fácil de usar para pequenas empresas, este é o Avira Antivirus for Endpoint, o quarto da nossa lista de melhor antivírus para empresas.

  • Plataformas: Windows
  • Recursos: antivírus, proteção de navegação, proteção de rede de linha de base, gerenciamento remoto
  • Usuários/pontos: 3–10.000
  • Período da licença padrão: 1–3 anos
  • Período de teste: 30 dias

Pró: proteção confiável
Pró: simples de usar
Contra: somente Windows
Contra: um pouco caro para o que você recebe

O Avira Antivirus for Endpoint é o principal produto para pequenas empresas. Ele usa todos os recursos principais esperados — antivírus, proteção de rede de linha de base, filtragem da Web — e os amplia com proteção e otimização do servidor de arquivos, juntamente com lista de permissões de aplicativos e listas negras.

O console da web Online Essentials da Avira permite gerenciar seus dispositivos. Isso é mais simples do que algumas das competições de alto nível, mas não é necessariamente uma desvantagem.

E há algumas funcionalidades úteis aqui: gerar relatórios de repartição, gerenciamento de licenças, implantação remota e diversas ferramentas de telefone celular (antifurto, localizador de telefone e mais) .

O Avira Antivirus for Endpoint não tem a lista de recursos mais longa, mas é fácil de usar e oferece excelente proteção, correspondendo regularmente a concorrentes como Bitdefender e Kaspersky nos testes Real-Comparative da AV-Comparative.

5. Kaspersky Endpoint Security Cloud 4.0

A última oferta da Kaspersky protege PCs e dispositivos móveis

  • Plataformas: Windows, Windows Server, iOS, Android
  • Características: Antivírus, proteção de navegação, firewall, controles de dispositivos e web, gerenciamento remoto
  • Usuário/pontos: 10–150
  • Período da licença padrão: 1–3 anos
  • Período de teste: 30 dias

O Kaspersky Endpoint Security Cloud é um produto para pequenas empresas, que está pronto para proteger PCs com Windows, servidores de arquivos, dispositivos Android e iOS.

O lado da área de trabalho do pacote tem todos os módulos usuais da Kaspersky — antivírus, antispam, firewall, mais -, mas as tecnologias de segurança móvel são ainda mais impressionantes.

Existem ferramentas para detectar dispositivos inseguros, controlar regras de senha, gerenciar o uso da câmera, filtrar chamadas e textos indesejados e bloquear ou apagar remotamente dados de dispositivos perdidos.

Isso é complementado por um console web fácil de usar que gerencia a configuração de rede e Bluetooth, políticas de acesso à Internet, configurações de dispositivos e muito mais.

Há níveis impressionantes de proteção também. O Kaspersky Endpoint Security Cloud ficou em primeiro lugar entre quatro concorrentes no Teste de Segurança Empresarial de outubro de 2016 da AV-Comparatives, detectando e bloqueando 100% dos malwares e exploits conhecidos.

O pacote também produziu cinco falsos positivos acima da média, portanto, em geral, apresentou resultados impressionantes.

Leia mais: Transformação digital das empresas: 4 verdades atuais.

Agora que você tem em mãos boas opções, pode escolher qual melhor antivírus para empresas você vai adotar no seu negócio.

Suporte e gestão de TI para empresas | Encontre um Nerd

E se a sua empresa busca por uma ajuda extra para serviços técnicos de informática e TI, pode contar com a experiência da equipe do Encontre um Nerd.

Nós ajudamos sua empresa com o suporte de técnicos especializados que vão ajudá-lo a garantir que seu sistema de antivírus seja instalado corretamente e ajudar sua equipe a trabalhar com mais eficiência, livre dos “probleminhas” do dia a dia.

A partir de um plano mensal oferecemos todo o apoio que sua empresa precisa. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Melhor antivírus para empresas: as principais ferramentas de segurança pagas para PMEs